segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Dia a Dia no piquete Cabo Santo


Lomir Sanvido

Égua gateada do Pedro

Machado encilhando seu pingo

Wandi e Julião servindo um copo de "suco"

Gauchada retornando de uma cavalgada

Rudunei Zottis

Pedro e sua égua gateada

4 comentários:

Pintassilgo portugues disse...

Prezados Senhores,

DE INÍCIO, QUERO PARABENIZÁ-LOS PELA DEMONSTRAÇÃO DE CULTIVO DA TRADIÇÃO GAÚCHA E BEM DAQUELA QUE GOSTO MUITO DE TAMBÉM CULTUAR: ESPECIALMENTE O LAÇO EM RODEIO, O QUE FAÇO JUNTO COM MEU PAI, MEU IRMÃOZINHO E PRIMOS.

A SEGUIR, GOSTARIA DE COMENTAR MINHA IDÉIA.

Me chamo FERNANDO ZENATO NEGRELE, 39 ANOS. Entendo necessário apresentar-me aos Senhores para, então, expor uma idéia (UTOPIA) que, somente unido à toda a gauchada, poderia buscar efetivação.
Sou crioulo aqui do Estado do Paraná - moro em MANDIRITUBA/PR (próximo à Capital). Sou Advogado e tenho, hoje, 39 anos de idade.

Tenho algumas características que me faz ser GAÚCHO de fato e de direito, uma vez que sou membro de um CTG aqui de Curitiba (CTG QUERÊNCIA SANTA MÔNICA - da 1.ª Região Tradicionalista do Estado do Paraná).


Tenho também outras idéias. Porém, uma andorinha não faz verão.

Querendo, estou à disposição:
Abraço (QUEBRA-COSTELAS).


Fernando Zenato Negrele
Mandirituba - Paraná
041 3626-1898 / 9973-3837

fernandonegrele@hotmail.com

Pintassilgo portugues disse...

Eu FERNANDO ZENATO NEGRELE, continuando, gostaria de expor que:

Sou filho de uma gaúcha (já falecida: NEURA ZENATO NEGRELE), crioula de ANTONIO PRADO/RS, que ainda tem parentes (minhas tias) que moram naquela cidade e em CAXIAS DO SUL/RS, onde gosto muito de passear e rever os parentes.

Participo da Tradição desde o ano de 1984 (tinha 14 anos) quando meu primo GINO NEGRELLE (que possui, hoje, uma cabanha e cavalos para gineteada em rodeios gaúchos), levou a mim e meu pai JORGE RIBAS NEGRELE (padrinho do GINO) para fazer parte da tradição, nos emprestando até as bombachas.

Meu pai: JORGE RIBAS NEGRELE, foi criado em Fazenda (aqui do Paraná) e sempre lidou no campo, sabendo laçar e domar cavalos, assim como as demais atividades campeiras. Isso fez com que meu pai e o GINO passassem a participar em eventos campeiros (Rodeios Crioulos) também realizados aqui em nosso Estado (Rodeios: SÃO LUIS DO PURUNÃ, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, LAPA, etc.), tendo inclusive indo laçar em rodeios no Rio Grande (Vacaria, Passo Fundo, etc.).



abraço

Pintassilgo portugues disse...

continuando ainda:

Eu, iniciei na INVERNADA ARTÍSTICA do CTG QUERÊNCIA DO SUL, em 1984, passando a integrar o CTG PONCHO CRIOULO (montado pelo GINO) e, após, no ano de 1989, viemos fazer parte do CTG QUERÊNCIA SANTA MÔNICA, na invernada Campeira e Artística.

Na invernada artística, participei até o ano de 1996 (salvo engano), onde dançava no grupo folclórico, dançava CHULA e cantava na CANÇÃO GAÚCHA.
A seguir, passei a tocar ACORDEON e VIOLÃO, assim como, até, fazer alguns versos de TROVA (não em disputas) mas em acampamentos de rodeios.
Sempre participei de Bailes Gaúchos em CTGs e demais clubes que traziam CONJUNTOS GAÚCHOS (Serranos, Mirins, João Luiz Corrêa, etc.), assim como existe bailes em RODEIOS.

POIS BEM!!!!
EM CERTA OPORTUNIDADE, veio em mim alguns pensamentos:

1) FORMAMOS UMA IRMANDADE GAÚCHA;
2) TEMOS SIMPATIA POR TODOS QUE DEMONSTRAM GOSTAR DA ATIVIDADE GAÚCHA, DA TRADIÇÃO HISTÓRICA CAMPEIRA E ARTÍSTICA;
3) NÃO NOS TRATAMOS TÃO SOMENTE DE PEÔES E PRENDAS RÚSTICOS E POBRES;
4) ENTRE TODOS OS PARTICIPANTES, EXISTEM MÉDICOS, DENTISTAS, AGRÔNOMOS, VETERINÁRIOS, EMPRESÁRIOS, BANCÁRIOS, ADVOGADOS, JUÍZES, PROMOTORES DE JUSTIÇA, ETC.
5) TRATA-SE DE ATIVIDADE QUE (SALVO ENGANO) PROPORCIONA, NA MESMA ATIVIDADE REALIZADA E NO MESMO TEMPO, A PARTICIPAÇÃO DO HOMEM, DA MULHER e DOS FILHOS (FILHOS E FILHAS - crianças, adolescentes e adultos);
etc. (TENHO MAIS UMA SÉRIE DE CONCLUSÕES)


Fácil é verificar que existe o CBTG (nível país), com MTGs em quase todos os ESTADOS BRASILEIROS, havendo CTGs em inúmeras cidades de quase todos os Estados Brasileiros.

Inegável que o ESPORTE de participação em RODEIOS: possuir CAVALO (pagando cocheira geralmente), pagar transporte, pagar EXAME VETERINÁRIO, pagar entrada no RODEIO, pagar a INSCRIÇÃO no rodeio, pagar despesa para permanência no rodeio (churrasco e bebidas), etc. - TRATA-SE DE ESPORTE CARO PARA MUITOS.

PENSEI comigo: QUE TAL SE FORMÁSSEMOS UMA UNIÃO GAÚCHA EFETIVA, isto é, que tal se pudéssemos nos considerar AMIGOS em qualquer parte do PAÍS. Isto é: somos todos peões e prendas de rodeios, mas, nos outros dias, no exercício de nossas profissões, poderíamos contar uns com os outros.

PENSEM NO EXEMPLO: Eu sou Advogado aqui do Estado do Paraná. Poderia alguém precisar de mim para acompanhamento de um processo em outro Estado da Federação (RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, etc.). Isto faria com que
PENSEM NO EXEMPLO: Eu sou Advogado aqui do Estado do Paraná. Poderia alguém precisar de mim para acompanhamento de um processo em outro Estado da Federação (RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, etc.). Isto faria com que ficasse difícil o exercício do trabalho, pois haveria necessidade de transporte, pousada, informações sobre localização dos locais, etc.

Nada seria difícil se nós: GAUCHADA (TRADICIONALISTAS), fôssemos unidos a ponto de, em cada cidade, receber os gaúchos em melhores condições.
Exemplos:
a) O DONO DO HOTEL (tradicionalista) faria um melhor preço;
b) O ADVOGADO tradicionalista (recebendo alguma contraprestação) receberia o colega ADVOGADO de outro Estado e lhe informaria o local onde se encontra o FÓRUM e demais diligências necessárias;
c) O tradicionalista DONO DO RESTAURANTE, faria um desconto;
d) etc.

Veja que mesmo a GAUCHADA que é motorista de CAMINHÃO, conhecendo o endereço da gauchada nos demais Estados, poderia levar o caminhão para o MECÂNICO GAÚCHO, o ELETRICISTA GAÚCHO; o BORRACHEIRO GAÚCHO; e ainda adquirir seu caminhão na CONCESSIONÁRIA DO GAÚCHO, possibilitando que cada um tivesse um preço melhor e, de outro lado, tivesse mais busca de seu trabalho.

Trata-se, minha idéia, da formação da espécie de uma IRMANDADE GAÚCHA (a exemplo do ROTARY CLUBE, do LYONS CLUBE, etc.).

Conseguíssemos formar tal irmandade, certamente que poderíamos eleger, por votos no Brasil inteiro: SENADORES e DEPUTADOS FEDERAIS (senão também o PRESIDENTE), bem como, nos Estados e Municípios, os DEPUTADOS ESTADUAIS, VEREADORES e PREFEITOS.
abraço.

FERNANDO NEGRELE

Anônimo disse...

Olá!Gostaria de dar meu parecer,conhece á mais de 20 anos o advogado e gaúcho de tradição fernando zenato negrele,uma pessoa formidável,carismático,amigo que marcou minha vida,foi meu único amor,mas que infelizmente o destino nos quis separar,mas que guardo com muito carinho nosso passado.